sábado, 9 de fevereiro de 2013


Amigos leitores do blogger desta feita estou postando uma entrevista com a escritora e poetisa São Pedrense Francinalva De Assís Sobrinho,que próximo dia 17 de Fevereiro estará lançando o seu mais recente livro intitulado "Minhas Inspirações" Que na realidade é um romance em forma de literatura de cordel.
E sem mais delongas vamos a entrevista:
O que te levou,e como você começou a escrever?
foto da Escritora e poetisa Farancinalva
Sempre gostei de ler e escrever, desde que fui alfabetizada, para mim, o momento em que se desenvolve o fato poético é um tanto misterioso não se entende, deve existir um problema de intuição, alguma espécie de percepção que se acumula e que subitamente sugere uma palavra, uma imagem, que nos desenvolve a sensibilidade, naturalmente usamos os conhecimentos, as aquisições culturais de experiências de vida. Como se estivéssemos nos preparando para um momento de colocarmos em prática alguma contribuição para as pessoas; mas eu não posso dizer: vou escrever um poema em uma determinada hora, é impossível,  tem que haver uma simetria de idéias, sentimentos e pensamentos, uma química interna que nos permita encontrar as coisas que nós procuramos, mesmo sabendo que essas coisas estão sempre presentes, portanto, não se percebe, quando nos damos conta já estamos envolvidos com as dimensões da leitura e da escrita.
Como você sente a inspiração para escrever?
A inspiração vem do mundo ao nosso redor, que pode ser algo que observamos na TV, em filmes, um acontecimento, ou uma coisa qualquer.  A primeira coisa que acontece em nosso cérebro é começar a se perguntar por que aquilo está acontecendo e o que está por trás dessa realidade ou imaginação. Eu me inspiro no que existe na minha imaginação,ou seja algo real ou inanimado. Necessito ver ou sentir as coisas. Mas quando tenho uma idéia concebida e começo a escrever, são os sonhos e os pesadelos que me motivam a continuar.
Hoje conhecendo o processo criador dos vários níveis de compreensão, a importância da mente humana, conclui-se que tudo acontece em virtude de um trabalho árduo e de experiências da realidade e gosto pela leitura, podendo assim a escrita se tornar um hábito muito satisfatório. Portanto podemos dizer que o ato de escrever é mais uma forma de expiração de nossas inspirações, ou seja, externar os nossos sentimentos para que as pessoas percebam o que sentimos.
 Quais autores que mais lhe parecem como modelo,ou base pessoal? 
Como já mencionei anteriormente o gosto pela leitura e por escrever. Tornar-me escritora sempre foi um sonho que eu acreditava ser remoto, até pelas dificuldades que enfrentava e pela falta de informações. Porém com o tempo eu fui percebendo que esse era um sonho possível. Fui influênciada por diversos autores de vários segmentos, porém os que mais me causaram fascínio foram:
João Cabral de Melo Neto: que foi um poeta e diplomata brasileiro, sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, porém caracterizada pelo rigor estético, com poemas avessos, desde cedo mostrou interesse pelas palavras, pela literatura de cordel  e almejava ser crítico literário. Conviveu com seus primos e também poetas Manuel Bandeira e Gilberto Freyre.
Carlos Drummond de Andrade: reconhecido como um dos maiores poetas brasileiros, que definiu a literatura de cordel como uma das manifestações mais puras do espírito inventivo, do senso de humor e da capacidade crítica do povo brasileiro, com seu jeito simples herdado de suas camadas modestas do interior se tornou reconhecido e respeitado.  
Jorge Amado: Um dos maiores protagonistas da literatura brasileira, Jorge Amado um escritor atemporal, ou seja, foi e é lido por diversas pessoas de idades variadas. Suas obras foram publicadas em mais de cinqüenta países e foram adaptados para o rádio, cinema, televisão e teatro, transformando seus personagens em parte indissociáveis da vida brasileira.
Monteiro Lobato: Em uma época em que os livros brasileiros eram editados e publicados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.   Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 
Seu livro “Minhas Inspirações” é um romance em forma de literatura de cordel,você tem muita empatia e gosto por esse estilo e o porquê?
Sim é um livro de poesia em literatura de cordel. Escolhi esse estilo por que a literatura de cordel é uma forma de retratar a realidade de um jeito descontraído, agradável e rápido, por que não requer muito tempo de dedicação tipo de produção, uma vez que você pode brincar com as palavras sem se preocupar com as regras que exige a associação Brasileira das normas técnicas. Em si o cordel retrata a diversidade cultural de um povo com os seus vícios de linguagens, os problemas vividos no cotidiano. Fascina-me esse tipo de literatura, gosto muito desse estilo, pretendo continuar escrevendo em cordel, porém não tenho predileção pelo tema, em relação a isso eu sou bem eclética, pretendo produzir materiais com embasamento científicos também, inclusive já tenho um livro pronto para ser publicado nesse último sentido.
Me fale de suas atividades filantrópicas e sem fins lucrativos,Você desenvolve algo especial para as crianças,adolescentes e jovens de sua cidade?
foto da monitora Francinalva e seus alunos
É o projeto “Inclusão de Conhecimentos”, é um projeto de incentivo a leitura, reforço escolar, oficina de informática para alunos do ensino fundamental e médio, com a faixa etária de oito a dezesseis anos de idade.
Realizamos esse trabalho por que, fazer o bem ao próximo, e agregar valor a nossa vida e a vida das outras pessoas. É uma necessidade de qualquer ser humano que reconhece o seu verdadeiro papel na sociedade, desde que isso seja feito sem sensacionalismo ou desejo de engrandecimento pessoal. São de pequenas em pequenas atitudes que podemos ter uma grande sociedade, precisamos dar a nossa parcela de contribuição para um ambiente melhor.
Estamos Trabalhando nesse projeto desde junho de dois mil e dez, o mesmo teve algumas pausas, mais por questões de dias e pretendemos continuar ainda por um longo período,ou seja por lngos anos.
Que visão  você  tem da questão literária de sua cidade?
É no contexto da ficção que o homem se encontra realmente com uma forma livre para pensar e manifestar seus desejos e ansiedades, configurar uma nomenclatura nesse sentido é essencial dentro de qualquer sociedade, deixar agir a fantasia pode tornar as pessoas mais informadas contribuindo para um pensamento mais critico e as deixam com uma maior autonomia. É na literatura que, ocorre à libertação do agir prático e da necessidade da constante busca, as pessoas podem viaja por outro mundo possível, impossível, real ou imaginário. Sem o preconceito e auxiliar na construção de uma identidade local, daí pode surgir sua possibilidade intrínseca de inclusão, a literatura nos acolhe sem ignorar nossa incompletude.
A construção literária em nossa cidade, tem havido um grande avanço, uma vez que se percebe um interesse por parte de uma quantidade considerável de pessoas pela leitura e também pela escrita, sem contar que temos dois escritores e em breve teremos muitos outros, isso é interessante, pois não podemos ser considerados modelos mais a exemplos de outras cidades até maiores que a nossa estamos de parabéns.  
O lançamento de seu livro já há local definido?Onde e quando acontecerá?
foto do convite do evento
O primeiro lançamento será em São Pedro da Água Branca, no centro catequético, no dia 17/02/2013, a partir das 19h00min. Porém iremos fazer o lançamento do mesmo em outras cidades como: Augustinópolis /TO, Imperatriz/ MA, Rondon do Pará /PA, e Goiânia / GO.  Os locais e as datas das últimas cidades mencionadas ainda serão definidos.
 O seu trabalho será visto como um marco em sua cidade, isso lhe dará uma identidade literária e lhe trará méritos. Qual é a sua visão do espaço que deve ocupar na sociedade?
Segundo Monteiro Lobato “Um país se faz com homens e livros”.
As crianças que lêem e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, são beneficiadas em diversos sentidos, elas aprendem melhor, pronunciar melhor as palavras e se comunicam bem, tendo uma melhor integração dentro da sociedade, sem contar com a contribuição que pode dar aos seus semelhantes. Por meio da leitura é possível a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores que seguramente irá possibilitar serem mais felizes e bem sucedidas profissionalmente, assim sendo podemos ter uma sociedade mais produtiva e consequentemente melhor.
*** Lembrando que a escritora mantêm o projeto filantrópico de "inclusão de conhecimentos" em São Pedro da Água Branca - MA.
Para maiores informações acesse o seu blogger http://francinallva2013.blogspot.com.br/?zx=5488615beb355a53

Nenhum comentário:

Postar um comentário